Arena2

sábado, 11 de dezembro de 2010

Ensaios são uma bênção


Ensaios são uma bênção


Os ensaios em grupo são considerados fundamentais dentro de um ministério de música. Isto é inquestionável. Hoje em dia vejo que muita gente tem dado bastante importância a este ponto em especial, outros não têm levado o assunto tão a sério. A estes últimos deixo um alerta: é hora de mudar! As reuniões de ensaio fazem muita diferença na área musical da igreja, tanto para melhor, quanto para pior! A coisa é séria realmente.

O problema do ensaio mal conduzido ou mal aproveitado é tão sério quanto o problema de não ensaiar. Ocorrendo assim há possibilidade de várias conseqüências ruins aparecerem rapidamente:

>> cansaço físico do grupo;

>> cansaço mental do grupo;

>> futuro desentrosamento musical;

>> pouco aproveitamento e pouco aprendizado;

>> desperdício de tempo, que é muito precioso;

>> desunião, falta de comunhão, discussões, atritos;

Nosso modelo...

Pensando neste problema em particular (mau proveito), descreverei a estrutura dos ensaios do pessoal do Ministério Vida Nova de Criciúma, Santa Catarina. O modelo que estudei tem sido uma bênção para o nosso grupo devido à importância direcionada tanto à parte espiritual quanto à parte musical. Gostaria que fosse uma bênção ao seu grupo também. Por esta razão, preste atenção nos detalhes e absorva o que você achar melhor. Se necessário adapte algumas regras ao modelo de ensaio de sua equipe. Vamos em frente?

Reservado aos músicos...

Bem, os nossos ensaios são realizados sempre nos sábados à tarde. O horário entre 14.30 hs a 15:30 hs pertence somente aos instrumentistas. Nós oramos por cerca de 10 minutos e depois iniciamos a parte musical. Temos esse tempo para discutir as músicas, criar arranjos, definir tonalidades, introduções e finalizações e ensaiar.

Reservado aos cantores...

Às 15:30 hs os vocais chegam para o seu ensaio, que também será particular. Exatamente neste tempo há oração com o grupo completo. Após isto os músicos se dirigem a uma sala especial para orar enquanto os vocais ensaiam. É dada atenção especial às vozes, assim como arranjos, tonalidades, semitonações, correções etc.

Nota: você percebeu a importância de haver um tempo especial separado para os instrumentistas e para os cantores? Será muito proveitoso trabalhar os dois grupos separados, e depois juntá-los...

Ensaiando em conjunto...

Às 16:00 hs os músicos são chamados para o ensaio completo. As músicas são ensaiadas de forma geral, o grupo todo toca ou canta. Temos esse tempo para entrosar os instrumentistas e cantores, e para que eles formem uma visão comum da música ensaiada (visão global). Todos devem se familiarizar com as introduções, alterações de tonalidade, finalizações, pontos críticos etc., além de ter na memória a letra da música. Todos são levados a cantar a música e memorizar sua melodia enquanto ensaiam.

Estudando a Palavra de Deus...

Das 17:00 Hs em diante há um tempo de estudo da Palavra de Deus, naturalmente relacionado a louvor, adoração, música etc. Esta é parte do ensaio que mais amo. Nós descobrimos que podemos aprender coisas maravilhosas com os nossos companheiros de ministério. Podemos aprender muitas lições ouvindo experiências de nossos irmãos. É um tempo muito edificante...

Intercedendo...

Após a Palavra temos outro momento muito especial: a intercessão! Temos um tempo onde todos intercedem a Deus pelo ministério, pelo Pastor, pelos líderes, pela cidade, pelas almas perdidas, por santificação, por amor etc. Da mesma forma, oramos e ministramos uns com os outros, proferindo palavras de bênção e profetizando sobre a vida de cada um.

Nota: O tempo de intercessão não pode ser negligenciado num ensaio! Neste tempo os músicos e cantores se revestem, buscam unção, poder, sensibilidade, discernimento, sabedoria, humildade etc...

Conclusão

Bem, o nosso grupo consegue executar este modelo de ensaio num total de 3 horas e meia. Nestas três horas e meia temos tempo para discutir e ensaiar a parte musical, orar, estudar a Palavra de Deus e ter comunhão uns com os outros. Descobri há algum tempo que esta dinâmica é bem proveitosa, tanto musical como espiritualmente. Temos provado, não só um tempo musical, mas também um tempo de edificação. É uma bênção! Espero que você e seu grupo também possam fazer de seus ensaios uma BÊNÇÃO! Esforce-se para que isto aconteça... para a glória de Deus!


Um abração em Cristo Jesus


Ramon Tessmann

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Domínio sobre a Língua...


Domínio sobre a Língua...



Galera, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal brother é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

Quando colocamos freios na boca dos cavalos é para que eles obedeçam, para termos total controle sobre ele.

Os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.

Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. A língua é um fogo; é o mundo de iniquidade. Colocada entre membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.

Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolavél galera, cheio de veneno mortífero.

Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de DEUS. Da mesma boca procedem benção e maldição. Não pode ser assim!. Porque a palavra diz que não pode sair da mesma fonte água doce e água amarga.


direitos autorais do blog http://jovensloucoscomumsoproposito.blogspot.com/

Agentes da reconciliação


Agentes da reconciliação


"Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor" (Col. 1:13)

No capítulo 1 (versos 13 a 23) vemos o apóstolo Paulo descrevendo não só a pessoa de Jesus, como também a Sua obra, a obra da reconciliação. A expressão "reconciliação" traz a idéia não só de aproximação, mas a de trazer para mais perto ainda algo que estava longe. É um novo relacionamento restaurado, e agora mais íntimo e profundo, pois também a reconciliação traz ainda a idéia de restauração, de cura, de algo que estava enfermo, lesado.


A ênfase maior na reconciliação é o relacionamento - acima de tudo, o relacionamento entre o Criador e Sua criatura, entre Deus e o homem. Ele mesmo afirmara de Si para Si ou de Si para o Filho e o Espírito Santo, após ter criado o homem e já estar lhe preparando uma companheira para se relacionar por toda vida(Eva): "Não é bom que o homem esteja só".(Gn 2:18)


Mas, por causa do pecado de Adão, do Primeiro Homem, o relacionamento que havia entre ele e Deus, entre o Criador e a criatura, outrora sem barreiras ou fronteiras, agora estava rompido, fechado. Conseqüentemente, fomos divididos. Assim, nosso relacionamento com Deus foi quebrado por causa do pecado - ou seja, por causa de uma escolha errada do Primeiro Homem.

Alguém disse, certa vez, que quando as pessoas se frustram nos relacionamentos, elas procuram substituir essa frustração por qualquer outra coisa: trabalho excessivo, jogos, internet, bebidas, drogas etc. O homem, sem Deus, está aberto à toda influência do mal. Quando o homem não busca a Deus, a maldade se multiplica (veja Gn. 6:5). Daí, o terrorismo, as atrocidades, o genocídio, a violência. Enfim.

Ninguém é uma ilha

Deus fez o homem para Se relacionar com ele. Talvez por isso é que haja em nós um grande potencial para relacionamentos. Na fase da adolescência, por exemplo, percebe-se a necessidade que o adolescente tem de falar com alguém. Senhoras, na hidroginástica, freqüentam a academia para, principalmente, dialogarem, baterem papo, e não somente para se exercitarem.

Em Jesus fomos reconciliados com Deus. E o homem que se reconcilia com Deus, mediante Jesus, experimenta do Seu amor incondicional e eterno. Deus não nos deixa nem nos desampara. Ele está conosco nos momentos de alegria e de tristeza. Assim disse Jesus: "Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos".

O que mais nos comove acerca do amor de Deus para conosco é que esse amor nos traz dignidade e valor(veja Mt.22:37). Quando somos inundados, cheios desse amor, aprendemos também a respeitar o outro e conferir-lhe, igualmente, dignidade e valor. Basta ver como foi o relacionamento de Jesus com seus discípulos, com os doze. E quando somos curados por esse amor, somos curados nos nossos relacionamentos interpessoais - principalmente entre nosso Pai celestial.

O Espírito Santo, diz o apóstolo Paulo, é quem propicia essa reconciliação (veja I Cor. 5:18). Deus assim então nos reconciliou Consigo mesmo e nos fez agentes de reconciliação. Talvez por isso que Jesus tenha dito no Grande Sermão sobre as Bem-Aventuranças: "Os pacificadores serão chamados filhos de Deus".

Sejamos e ajamos, então, como filhos - como filhos de Deus, como filhos da luz. Sejamos agentes de reconciliação.



Deus abençoe



Nívea Soares
www niveasorares.com

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Equipe de Louvor, ouçam


Equipe de Louvor, ouçam!

A alguns meses senti o desejo de estudar os principais problemas enfrentados por uma equipe de louvor, disponibilizando soluções e palavras de ânimo aos meus amados irmãos. Foi com esta motivação que decidi escrever este artigo, sem a pretensão de ser a palavra final no assunto.

Mas por favor leia o que eu tenho a dizer a você! Uma das coisas que o Diabo mais tem raiva é ver o nosso Senhor recebendo louvor e adoração. Realmente, ele não gosta ao ver os filhos de Deus se prostrando, cantando, batendo palmas, sorrindo, tendo unidade, erguendo as mãos, fazendo gestos e além de tudo, prestando adoração a Deus! Uma das coisas que ele pediu que Jesus fizesse foi "...se prostrado me adorares...".

É por esta razão que muitas lutas e tribulações batem a porta de uma "equipe de louvor", pois os músicos cristãos são separados para propiciar estes momentos de adoração e louvor direto a Deus, nos cultos. Os músicos são unicamente separados para dirigir o povo no período de louvor congregacional. Assim, o Diabo tenta muitas vezes fazer um caos dentro de um grupo. Ele põe empecilhos, traz desânimo, cria pequenas confusões, tudo para haja um mal relacionamento entre os membros do ministério e conseqüentemente afetar o período de louvor e adoração congregacional.

Querido leitor, preste atenção nas explicações abaixo: Alguns problemas e soluções Pecado - Um grave problema é haver pecado oculto dentro do grupo de louvor. Seja ele mágoa, rancor, raiz de amargura, pecado não confessado, etc. Quem está nesta situação corre o risco de ser acusado pelo Diabo e estar com a consciência pesada, além de prejudicar também o restante do grupo. Solução: Tudo deve ser confessado: seja ao irmão ou seja a Deus! É importante não deixar o pecado criar raiz dentro do coração para não haver piores conseqüências.

Todos devem ter humildade para reconhecer que erraram diante de Deus, e se for necessário, diante do grupo! Corações que precisam ser transformados - Já encontrei vários músicos que reclamaram de seus companheiros de grupo dizendo: "Fulano de tal não é convertido" , "o nosso baterista só quer saber de bateria" , "o nosso guitarrista não tem coração de adorador". Solução: Primeiramente, você tem que aprender a agradecer a Deus por aqueles músicos que Ele tem te dado.

Depois você tem que aprender a orar por eles, ao invés de ficar reclamando! Você sempre deve lembrar: Uns adquirem maturidade espiritual mais cedo, e outros mais tarde. Aí é que entra a paciência e o esperar em Deus... Tradicionalismo - O tradicionalismo tem sido um grande problema para muitas equipes de louvor, assim como já foi para a nossa. Ex: em nossa igreja já tivemos preconceitos contra a instrumentos (bateria), estilos musicais, expressões de louvor (como palmas e gestos), etc.

O tradicionalismo nos faz, muitas vezes, seguirmos à risca ritos e práticas nunca encontrados na Bíblia, mas que são seguidos para honrar e lembrar da tradição e não de DEUS! Solução: Nestes casos, a equipe de louvor deve esperar pacientemente no Senhor, orando e jejuando, para que Deus liberte sua igreja de todo preconceito, ritos e práticas que não são bíblicos, assim como idéias e pensamentos sem fundamento! Falta de músicos - muitos irmãos desanimam ao ver que um músico de sua equipe saiu da igreja, se "desviou", ou largou o ministério de música. Bem, esta é a fase que eu chamo de "deserto" e é difícil de explicar em poucas palavras.

Ás vezes, Deus permite que enfrentemos um deserto em nosso grupo, para que Ele veja até aonde vai nossa fé e perseverança, assim como fez com Abraão e Jó. Para sermos ungidos temos que aprender a pagar o preço.

E foi exatamente isto que aconteceu com o pessoal do Ministério Vida Nova, que passou por períodos delicados, mas Deus foi fiel, e foi acrescentando, acrescentando,... Solução: Nunca desanime! Lembre-se que, muitas vezes Deus permite que nós passemos pelo deserto, assim como fez com Abraão e Isaque, Daniel na cova dos leões, O povo hebreu no deserto, Davi e Saul, e todos os outros. "Não se constrói uma equipe de louvor abençoada sem sofrimento, sem luta!".

Atrito - É comum encontrarmos por aí, músicos com o coração cheio de orgulho, soberba e inveja, não mantendo um bom relacionamento com o restante do seu grupo. Não é difícil ouvirmos: "Eu toco melhor do que você", "Era eu que deveria ter cantado hoje", "Você está apenas aprendendo", etc. Uma equipe que não vive em comunhão, não pode cantar comunhão!!! Acho importante ressaltar que a nossa língua tem poder para destruir um grupo, portanto, cuidado com as fofocas, mentiras, falatórios, etc. Solução: Trate seus irmãos como se eles fossem mais do que você.

Elogie o seu companheiro de grupo, dizendo: "Você é um sacerdote de Deus", "Deus te separou para esta obra", "Você é uma bênção!", etc. Não dê brecha para o inimigo atuar na área do relacionamento dentro do seu grupo. Exorte os seus companheiros quando eles tiverem cometendo algum erro contra o próximo, e igualmente aprenda a honrá-los como filhos de Deus! Insubmissão - Um dos erros fatais dentro de uma equipe é a insubmissão ao "líder de louvor" ou até mesmo ao Pastor, o que acaba se transformando em rebeldia.

Bem, não temos muito o que comentar sobre este item, é só ler a Palavra de Deus para observarmos que Deus se agrada de coração submisso. Solução: o líder de louvor deve pedir direção a Deus para tratar da ovelha insubmissa com amor e muitas vezes com dureza! É como diz a Bíblia: "Obedeceis os vossos mestres...".

Muitas vezes o músico insubmisso pode até ficar um tempo sem tocar ou cantar (em disciplina), até entender que deve obedecer uma autoridade estipulada por Deus! Conclusão Espero que você tenha aprendido um pouquinho mais sobre este tema. Não esqueça que Deus é fiel, e nunca desanime. Apesar de todas as lutas e problemas, trabalhar com Ministério de música é uma honra, pois estamos levando pessoas a adorarem a Deus... e isto é a sua vontade!

Perigos no período de glória


Perigos no período de glória

Texto: “Aquele, pois, que está em pé, cuide para que não caia” I Co 10.12



Tópicos

1. Se esquecer da fraqueza pessoal
Ilustração: Tradição antiga, quando um rei entrava na cidade trazendo os despojos de guerra, e o povo o aclamava, vinha um escravo amarrado atrás do carro imperial e gritava: Lembra-te que tu é homem.

2. Se esquecer da Glória de Deus
Sansão – Perdeu a presença do Espírito Santo

3. Se esquecer dos que contribuíram para o sucesso
Ninguém consegue as coisas sozinhos;

4. Se esquecer que haverão dias maus

Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão. Salmos 37 : 19

Por que temerei eu nos dias maus, quando me cercar a iniqüidade dos que me armam ciladas? Salmos 49 : 5

Para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio. Salmos 94 : 13

LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Eclesiastes 12 : 1


5. Se esquecer que o inimigo não se calará.

Ilustração: Me lembro de um campeonato regional de vôlei que participei quando adolescente, que em certo momento do jogo, eu ataquei com uma cortada e a bola resbalou para longe, e nós começamos a festejar a vitória do ponto, quando de repente, a bola estava em jogo e o time adversário estava nos atacando sem que nós soubesse-mos e conseguiram vencer aquele set.


6. Se esquecer das suas raízes. Nunca se esqueça de onde você veio.

Isso te dará referência e te fará lembrar do que Deus fez na sua vida e nas horas difíceis te sustentará.

É mais facil lidar com o fracasso do que com o sucesso.

domingo, 5 de dezembro de 2010

DEUS NÃO SE ESQUECE DE VOCÊ!


DEUS NÃO SE ESQUECE DE VOCÊ!



Elias havia experimentado uma das maiores vitórias de sua vida, quando derrotara os profetas de Baal (I Reis 18), mas por mais incrível que pareça, estava passando um dos piores vales da sua história. É incrível entender como o ser humano pode estar no mais alto cume da realização e logo depois no mais baixo vale da decepção. Bem, esta era a situação de Elias, estava escondido por medo de ser morto por Jesabel (I Reis 19.2). Elias estava sendo vencido pela caverna do medo, da solidão, da insegurança, mas mesmo escondido nesta caverna, não estava esquecido diante de Deus.
Talvez você se identifique com Elias, esteja vivendo o momento da caverna. Mas seja qual for a caverna da sua vida, o importante é que Deus não se esquece de você. Pois no episódio narrado, de repente, ouvi-se uma voz ecoando no fundo da caverna que Elias se encontrava (v9). Essa voz não era voz comum, rotineira, mas uma voz diferente. Era a voz de Deus, que lhe perguntava: Que fazes aqui, Elias? (v9) – Deus estava querendo com esta pergunta trazer a memória de Elias o tamanho do livramento que fizera no Monte Carmelo. Elias começa a se justificar e diz que ficou só (v10). Deus lhe chama para fora e quando Elias sai até a porta da caverna, ouve uma voz suave consolando a sua vida. E Deus lhe dá mais uma chance e diz: Vai, volta pelo teu caminho (15), pois ungirá a Hazael.
É bem possível que pessoas tenham se levantado contra sua vida e você esteja em perigo neste momento. Se sentindo ameaçado, e o medo lhe diga que a única saída é entrar na caverna. Mas saiba que Deus lhe diz que Ele não te esqueceu. E grita na porta da tua caverna dizendo para que você saia. Pois, por mais que tudo conspire contra sua vida, Deus ainda tem projetos com você e reservou pessoas, assim como você, para pleitear a sua causa. No caso de Elias, havia ainda 7000 mil profetas ao seu lado, mas para sua vida haverá o necessário.

Entenda que Deus não se esquece de você, por mais que as pessoas digam isso e satanás tente lhe fazer acreditar.


8 Razões pelas quais uma mãe não pode se esquecer de um filho

1. Ele foi gerado nela;
2. Passou 9 meses no seu ventre;
3. Nasceu com sua semelhança;
4. Possui seu sangue;
5. Leva o nome e sobre-nome dado por ela;
6. Foi amamentado por ela;
7. Todas as vezes que vê uma criança sabe que teve uma;
8. E por mais que se esforce, seu instinto materno a lembrará que é mãe;

Mas, mesmo que sua mãe tenha se esquecido de você, saiba o que Deus lhe diz em Isaías 49.15: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti”.



10 Razões pela qual Deus não se esquece de Você


1º Seu nome está gravado nas mãos de Deus; (Is 49.16);
2º Seu nome está no livro da Vida (Ap 3.5);
3º Seu nome é lembrado por Jesus diante do Pai (Rm 8.34);
4º Seu nome é lembrado pelo Espírito Santo em intercessão (Rm 8.26-27);
4º Você está catalogado como propriedade de Deus (I Pd 2.9);
5º Os olhos de Deus contemplam a terra (Sl 102.19);
6º Deus não sofre de Aminézia (Sl 102.12);
7º Você é imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26);
8º Você possui a identidade de Deus (Gl 6.17)
9º O próprio Diabo lembra Deus que você existe (Jó 1)
10º Em ultima hipótese, quando Deus olha para o céu, vê um lugar sendo preparado para você, o qual Jesus foi preparar (Jo 14.3).
O que Deus está lhe dizendo por meio da vida de Elias, é que haverão momentos que você pensará que todos se esqueceram de você, inclusive Deus. Mas, nestas horas é que você tem a grande oportunidade de continuar onde muitos param, de perseverar avante onde muito desistem e de fazer uma avaliação de como está sua confiança nEle.


Continue, persevere, e acredite que você não nasceu para ser esquecido, mas para fazer, marcar e ser lembrado pela sua história.