Arena2

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

(II Corintios 4)

Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.
De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida.
E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.
Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.
Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Ouça isso Vale pena ouvir:
Para que outros possam viver vale a pena morrer...




Investindo na Equipe de Louvor


HÁ CINCO ASPECTOS QUE DEVEMOS considerar sobre o que um pastor deve oferecer à equipe de louvor de sua igreja. A seguir, listo cada uma delas na tentativa de descrevê-las com a maior precisão possível.

VISÃO: Provérbios 29:18 diz: “Se não existe visão, as pessoas perecem”. Isso é verdade, especialmente para equipes de louvor, pois são chamados para dar às pessoas visão para se conectarem com Deus através da adoração. Visão deve conter uma figura clara ou descrição do que adoração deve ser. Isso poderia incluir:

(a) visual – a equipe modela ligação com Deus, paixão, humildade e a ausência da mentalidade performática;

(b) interpessoal – pastores devem passar a visão para sua equipe de ser uma família feita de pessoas honestas, que apóiam uns aos outros, perdoam, servem e são rápidos para resolver conflitos;

(c) musical – o pastor deve ter uma visão que combine excelência musical e espontaneidade;

(d) caráter – o pastor deve comunicar suas expectativas em relação ao caráter das pessoas que participam da sua equipe tais como: pureza, humildade e serviço.

ENCORAJAMENTO: É importante que o pastor encoraje os líderes de louvor e a equipe. Eles devem repassar qualquer comentário positivo que escutam das suas congregações e dizer o quanto eles contribuem no impacto total da igreja. Orando com o líder e a equipe para animá-los em seus desafios. Também pode dar a eles confiança que precisam para colaborar com os líderes pastorais e não apenas providenciando uma “introdução musical” para a pregação.

RETROSPECTIVA: É importante que o pastor comunique à equipe, e especialmente ao líder, sua avaliação sobre o período de adoração. Músicos se tornam muito inseguros quando eles não sabem se o pastor os aprecia ou não. Fazer avaliações construtivas é a maneira primária para encorajar a melhora da adoração e corrigir algo que esteja atrapalhando o momento do louvor congregacional.

AUTONOMIA: Pessoas envolvidas na adoração precisam de liberdade para tomar decisões, arriscar e liderar a congregação — e não apenas providenciar a música que o pastor mandar. Conforme confiança e relacionamento crescem, isso incluiria deixar que o líder de louvor determine a lista de músicas e dar liberdade para estender o período de louvor quando ele sente que as pessoas estão profundamente conectadas a Deus. Incentive-o também a trazer alguma exortação para a igreja — desde que de maneira equilibrada e com compaixão —, a orar pela congregação e a falar para as pessoas sobre a importância da adoração — sem ser chato e repetitivo, obviamente.

RELACIONAMENTO: A equipe de louvor precisa saber que não são “empregados”, mas pessoas apreciadas pelo pastor e servos de Deus. Pastores normalmente não conseguem pastorear cada pessoa da equipe de louvor, mas pequenas atitudes como um abraço no domingo, interesse sobre a família e palavras de afirmação realmente dizem muito e apóiam lideres de louvor e membros de equipes.

Por fim, é importante que o pastor desenvolva uma comunicação consistente com sua equipe, deixando claras suas expectativas e afirmações. Mesmo que pensemos que as pessoas entendem o que queremos e o quanto que as apreciamos, silêncio raramente comunica isso.

O ministério é um corpo que precisa manter-se unido e com objetivos comuns de crescimento e santificação pois trata-se de um dos departamentos mais delicados na igreja, que exige constante vigilância e oração.

Joel Balin é pastor da Crossbridge Church in Marietta, Atlanta (EUA).

Quem deve louvar a Deus e como?




Quem deve louvar a Deus e como? A Bíblia diz em Salmos 150:1-6 “1Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!”
O louvor é uma oferta espiritual. A Bíblia diz em Hebreus 13:15 “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.”
Louvar significa agradecer a Deus pelas suas muitas dádivas. A Bíblia diz em Salmos 103:2 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.”
Louve a Deus pelo seu perdão e por responder às nossas oraçôes. A Bíblia diz em Salmos 65:1-3 “A ti, ó Deus, é devido o louvor em Sião; e a ti se pagará o voto. Ó tu que ouves a oração! a ti virá toda a carne. Prevalecem as iniqüidades contra mim; mas as nossas transgressões, tu as perdoarás.”
Toda a criação é como uma sinfonia louvando a Deus pelo que Ele faz por nós . A Bíblia diz em Salmos 148 “Louvai ao Senhor! Louvai ao Senhor desde o céu, louvai-o nas alturas! Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes! Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes! Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus! Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados. Também ele os estabeleceu para todo sempre; e lhes fixou um limite que nenhum deles ultrapassará. Louvai ao Senhor desde a terra, vós, monstros marinhos e todos os abismos; fogo e saraiva, neve e vapor; vento tempestuoso que excuta a sua palavra; montes e todos os outeiros; árvores frutíferas e todos os cedros; feras e todo o gado; répteis e aves voadoras; reis da terra e todos os povos; príncipes e todos os juízes da terra; mancebos e donzelas; velhos e crianças! Louvem eles o nome do Senhor, pois só o seu nome é excelso; a sua glória é acima da terra e do céu. Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor!”
Podemos louvar a Deus porque Ele é poderoso. A Bíblia diz em Salmos 21:13 “Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.”
Uma boa forma de louvar a Deus é através da música. A Bíblia diz em Salmos 33:1-3 “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.”
Louve a Deus ainda que o nosso coração esteja sofrendo. A Bíblia diz em Salmos 34:1-3 “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.”
Devemos louvar a Deus diáriamente. A Bíblia diz em Salmos 61:8 “Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.”
Louve a Deus por transformar o desgosto em felicidade. A Bíblia diz em A Bíblia diz em Salmos 30:11-12 “Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre.”
Louve a Deus pela Sua bondade. A Bíblia diz em Salmos 107:8-9 “Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta.”

santidade


A santidade de Deus é o modelo que temos para a nossa vida. A Bíblia diz em 1 Pedro 1:15 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento.”
A santidade de Deus não tolera o pecado. A Bíblia diz em Isaías 59:2 “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.”
Santidade é um dom da graça de Deus. A Bíblia diz em Êxodo 19:5-6 “Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.”
Quanto mais lemos a Palavra de Deus mais santidade adquirimos. A Bíblia diz em João 17:17 “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Deus nao nos Abandona



Juízes 6.11,12)
Quando as coisas não acontecem como esperávamos tendemos a pensar que Deus nos abandonou
Gideão também pensava que Deus o havia abandonado, porque seu povo vinha sendo oprimido pelos midianitas, que saqueavam os rebanhos e a agricultura.
Às vezes pensamos que o que está ruim não pode piorar. Israel naquela época era saqueado pelos Midianitas, pelos povos do Oriente e pelos seus vizinhos que se aproveitavam da fraqueza que o povo passava naquele momento.
Muitas vezes o mesmo ocorre em nossas vidas, e parece que o inimigo de nossas almas se aproveita de nossa fraqueza momentânea e nos bombardeia com problemas em cima de problemas.
Como no caso de Jó, onde a Bíblia nos conta que quando seu servo que veio contar as “novas” sobre seus filhos, antes mesmo deste parar de falar outro já vinha correndo trazendo mais uma e outro após este um atrás do outro.
Gideão por certo também pensava assim, mas o Anjo do Senhor lhe faz uma visita que mudaria para sempre o conceito que Gideão tinha de Deus.
VOCÊ CONHECE SEU DEUS?
De repente os muitos problemas de sua vida, tenham atingido sua memória e você tenha se esquecido do Deus ao qual você serve. Você tenha se esquecido do que Ele já fez em sua vida.
Não podemos nos esquecer daquilo que Deus já nos fez. Se estamos vivos hoje, foi por causa de uma intervenção do Senhor no passado, então como nós podemos nos esquecer tão facilmente daquilo que Ele fez por nós? Nos esquecer de nosso Deus?
TRÊS FATOS A RESPEITO DE DEUS QUE NÃO PODEMOS ESQUECER
1. DEUS É CONTIGO (v.12)
Gideão pensava estar abandonado (v.13)
Quantas vezes olhamos para as situações que estamos vivendo, e em meio a nosso desespero pensamos que Deus nos abandonou, pensamos que Deus se esqueceu de nós.
É comum que pensemos assim, mas isso não é verdade. Em Isaías Deus afirma que nunca se esquecerá de nós, pois nossos nomes estão gravados em suas mãos. (Is 49.15,16)
Gideão sentiu que estava só, você pode se sentir só. Mas o Senhor é contigo. Jesus antes de ascender aos céus declarou que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. (Mt 28.20).
Não importa qual seja o nosso problema, qual seja situação que estamos passando, Deus nunca nos abandonará, Ele sempre estará conosco. SEMPRE.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8.28)
2. O SENHOR TE DÁ VALOR (v.12)
Gideão pensava ser um pobre coitado (v.15) Mas o Senhor o via como um “homem valente”
Quando passamos por uma dificuldade muito grande, a nossa auto-estima fica abalada, começamos a achar que já não somos dignos sequer de viver devido a nossa pequenez.
Gideão se achou o menor da casa do pai, indigno de receber alguma dádiva. Começamos a achar que realmente não temos valor suficiente para que Deus nos veja.
Mas nós temos sim um valor inestimável diante de Deus, por mais sujo que estejamos devido as provas que passamos os pecados que cometemos, temos um valor inigualável diante de Deus.
Muitos de nós não temos idéia do nosso valor em Cristo.
Temos preço de sangue (1Pe 1.19).
Não importa qual seja o nosso problema, qual seja situação que estamos passando, você tem um valor diante de Deus, VOCÊ É VALOROSO PARA DEUS.
“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8.32)
3. O SENHOR TE CAPACITA A VENCER (v.14)
Gideão pensava que não havia mais esperanças pra ele e para o seu povo
Mas o plano de Deus era dar a vitória ao seu povo através dele (v. 16)
Devemos parar de reclamar de nossos problemas e prestar mais atenção no que Deus está fazendo por nós.
Pense um pouco o quanto você cresceu com as provas, o quanto você aprendeu com toda essa situação.
Às vezes nos perdemos pensando apenas no problema e deixamos de olhar para Deus. Cobramos de Deus um resultado e deixamos de observar que Ele já está trabalhando.
Gideão não percebeu que Deus já tinha planejado e já estava executando o Seu plano.
Deus só precisa que estejamos prontos para o que der e vier. Sabendo que o nosso trabalho (lutas) não é vão no Senhor.
A peleja (luta) não é nossa, mas do Senhor, então devemos estar quietos, calados para ver o livramento que o Senhor tem para nós.
Não importa qual seja o nosso problema, qual seja situação pela qual estamos passando hoje, O SENHOR NOS CAPACITA PARA VENCER.
“Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (1 Jo 4.4)
Conclusão

Por três vezes Gideão começou suas frases dizendo “ai, ai, ai” (v.13, 15, 22) Porque ele não tinha idéia da grande vitória que Deus lhe daria.
Talvez você hoje esteja gemendo por alguma situação complicada que esteja passando, simplesmente porque não sabe do plano de Deus pra sua vida!
Procure se lembrar que não estamos sozinhos. Deus não nos abandonou e nunca nos abandonará.
Somos feitura de suas mãos, ele nos ama. Nos amou tanto a ponto de nos dar o seu único filho como prova de Seu imenso amor.
Portanto, não é por um simples problema que Deus irá nos abandonar, não é por uma simples falha que Deus irá se esquecer de nós.
Ele nos ama muito para fazer isso conosco. Para fazer isso com você.
“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31)
“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” (João 14.12)
Confie no Senhor, confie na força de seu poder. Não existe problema suficientemente grande que Deus não possa resolver e Ele quer resolver.


Existem certas situações
Difíceis de suportar
Olhamos pro lado e não
Ninguém pode ajudar
Tudo parece impossível
O mar quer nos afogar
As ondas vêm e querem derrubar
A nossa fé

E nos levar ao desespero
Ao desespero

Pensamos que o nosso
Problema é grande
E esquecemos da grandeza de Deus
Desanimados de clamar pensamos
Que Ele não ouve
E então, dá uma vontade de chorar
Eu sei, não dá mais pra agüentar

Eu olho pro alto, vem o socorro
Jesus pode fazer MuitoMais
Ele te ouve, Cristo te ouve
Escuta as suas orações
Ele vai te atender
Deus do impossível
Tudo é possível
Basta crer
Que Deus pode fazer
Infinitamente mais

Ele te ouve
Meu Deus pode fazer
Infinitamente mais
Muitomais




quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Jusrtiça

A vida nem sempre é justa. A Bíblia diz em Eclesiastes 9:11 “Observei ainda e vi que debaixo do sol não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a peleja, nem tampouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor; mas que a ocasião e a sorte ocorrem a todos.”
Deus requer equidade nas transaçôes de negócios. A Bíblia diz em Provérbios 16:11 “O peso e a balança justos são do Senhor; obra sua são todos os pesos da bolsa.”
A justiça é parte do caráter de Deus. A Bíblia diz em Isaías 11:5 “A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.”
A justiça é uma das condiçôes para viver no reino de Deus. A Bíblia diz em Isaías 33:15 “Estes são os que viveram no reino de Deus: aquele que anda em justiça, e fala com retidão; aquele que rejeita o ganho da opressão; que sacode as mãos para não receber peitas; o que tapa os ouvidos para não ouvir falar do derramamento de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal.”

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dons espirituais


Os nossos dons espirituais, ainda que sejam diferentes uns dos outros, são todos úteis para que juntos possamos trabalhar para servir a Deus e uns aos outros. A Bíblia diz em Romanos 12:4-5 “Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.”
Os dons espirituais vêm de Deus com um fim especial. A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:4-6 “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.”
Quais são alguns dos dons espirituais? A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:8-11 “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.” A Bíblia diz em Efésios 4:11-13 “E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”

Vasos de Honra, porém de Barro


____ Em II Coríntios capitulo 4, Paulo fala sobre o assunto do seu ministério, que era somente Cristo. O próprio Deus tinha dado esse ministério, em suas pregações não fazia o uso de palavras persuasivas, de palavras sabias, para que as pessoas não se apegassem a sabedoria humana, ele não enfeitava e nem acrescentava o que havia na biblia para que as pessoas pudessem crer no Senhor, pois ele sabia que quem faz a obra é o próprio Deus, que a obra pertencia ao Senhor, e que ele era somente o cooperador, e que se naquilo que ele fazia havia alguma glória, ele tinha a certeza de que toda honra pertencia ao seu Senhor. Algumas pessoas diziam que Paulo escondia alguma coisa, que o que ele falava estava muito oculto, muito oco, mas isso acontecia porque Satanás, o deus deste século pecaminoso, os fizeram cegos, incapazes de ver a glória do Evangelho que brilhava sobre Paulo, e de compreender a menssagem da glória de Cristo que é Deus. Paulo não pregava a si mesmo, mas a Jesus, Cristo era o Centro, era o sentido de tudo, a glória dele era que conhecessem a Cristo como unico Deus verdadiero, que as pessoas conhecessem a vida eterna.
____ Algo interessante que vemos em Paulo é a sua motivação, ele mantinha a motivação correta de tudo que fazia, sabia que era apenas um vaso usado pelo oleiro. Muitas vezes nós perdemos a motivação correta, mas nós temos que ter em mente, que se louvamos bem, que se pregamos bem, que se tocamos, ensinamos, bem, não é porque somos bons demais para fazê-lo, mas porque o poder de Deus, porque o Espírito Santo habita em nós, nós não somos nada. Somos vasos de honra, porém de barro. Deus quis assim, que fossemos feito do barro, para que não perdessemos o foco, para que não achassemos que somos muitos coisa, para que não apoiassemos em nós mesmos. Temos que reconhecer que não somos nada, e que se não for o Senhor em nossa vida, nada seremos, nós devemos cooperar com o Senhor em Sua obra, Ele é quem faz, quem pode, que tudo controla, a Ele pertence o louvor, o domínio, é dEle a obra.
____ Temos esse tesouro - a glória de Cristo em nós - em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não nossa.
____ Como João Batista falou devemos tamem falar: 'Que eu diminua e que Ele cresça'. Muitas vezes fazemos a 'obra do Senhor', e dizemos: 'Toda honra, toda glória ao Senhor Jesus !", mas a nossa intenção verdadeira é de querer aparecer, e as vezes passamos a querer fazer as coisas para se exibir, para ser visto pelas pessoas, e achamos que somos demais, outras vezes oramos para que o Senhor venha crescer nas nossas vidas, que Ele seja visto, para que quando as pessoas olharem para nós vejam a Sua glória, mas quando isso começa acontecer, começa a auto-depreciação (orgulho), e começamos a falar para Deus que ninguem nos vê, que somos esquecidos, e esquecemos de que Cristo que tem que aparecer e não nós.
____ A glória que os homens oferecem um dia vai passar, os nossos dons um dia vão passar, mas a glória do Senhor jamais acabará, jamais passará, que venhamos atribuir toda glória ao Senhor, que venhamos servi-lO com um puro coração, com a verdadeira dedicação, que venhamos orar para o Senhor crescer sobre nós, e que nós venhamos desaparecer diante da Sua glória, e mesmo que venhamos nos deparar esquecidos pelas pessoas, e mesmo que as nossas ações não sejam valorizadas, que venhamos louva-lO, pois Ele escutou e nos respondeu a oração.
____ Que não esqueçamos: Somos VASOS DE HONRA, mas feitos do BARRO. Toda glória pertence ao Oleiro.

Que Deus vos abençoe...

Profecias cumpridas em torno da morte de Jesus (Mateus 26.47-56)

Profecias cumpridas em torno da morte de Jesus (Mateus 26.47-56)

1 - Vendido por trinta moedas de prata
- Profecia: Zacarias 11.12
- Cumprimento: Mateus 26.14-15

2 - Traído por um amigo
- Profecia: Salmos 55.13-15
- Cumprimento: Mateus 26.45-50

3 - O dinheiro foi atirado para o oleiro
- Profecia: Zacarias 11.13
- Cumprimento: Mateus 27.3-5, 7

4 - Os discípulos o abandonaram
- Profecia: Zacarias 13.7
- Cumprimento: Mateus 26.56; Marcos 14.27

5- Acusado por falsas testemunhas
- Profecia: Salmos 35.11
- Cumprimento: Mateus 26.59-61

6 - Ele seria cuspido e agredido
- Profecia: Isaías 50.6
- Cumprimento: Mateus 26.67-68

7 - Ele ficaria mudo diante de seus acusadores
- Profecia: Isaías 53.7
- Cumprimento: Mateus 27.12-14

8 - Ele seria ferido
- Profecia: Isaías 53.5
- Cumprimento: Mateus 27.26-29

9 - Ele sucumbiu sob o peso da cruz
- Profecia: Salmo 109.24
- Cumprimento: João 19.17; Lucas 23.26

10 - Mãos e pés traspassados
- Profecia: Salmo 22.16
- Cumprimento: Lucas 23.33; João 20.25-27

11 - Crucificado junto a malfeitores
- Profecia: Isaías 53.12
- Cumprimento: Marcos 15.27-28

12 - Ele orou pelos seus inimigos
- Profecia: Isaías 53.12
- Cumprimento: Lucas 23.34

13 - Eles menearam a cabeça
- Profecia: Salmo 109.25
- Cumprimento: Mateus 27.39-40

14 - As pessoas zombaram de Jesus
- Profecia: Salmo 22.7-8
- Cumprimento: Mateus 27.41-43

15 - Eles o olhavam
- Profecia: Salmo 22.17
- Cumprimento: Lucas 23.35

16 – Suas vestes foram repartidas e sorteadas
- Profecia: Salmo 22.18
- Cumprimento: João 19.23-34

17 - Jesus foi abandonado
- Profecia: Salmo 22.1
- Cumprimento: Mateus 27.46; Marcos 15.33

18 - Deram-lhe vinagre e fel
- Profecia: Salmo 69.21
- Cumprimento: João 19.28-29

19 - Ele entregou seu Espírito a Deus
- Profecia: Salmo 31.5
- Cumprimento: Lucas 23.46

20 - Seus amigos ficaram longe dele
- Profecia: Salmo 38.11
- Cumprimento: Lucas 23.49

21 - Seus ossos não foram quebrados
- Profecia: Salmo 34.20
- Cumprimento: João 19.33-36

22 - Seu coração parou
- Profecia: Salmo 22.14
- Cumprimento: João 19.34

23 - Seu lado foi traspassado
- Profecia: Zacarias 12.10
- Cumprimento: João 19.34

Consolar

Deus promete consolar-nos, e como Ele nos consola, Ele tambem quer que nos consolemos uns aos outros A Bíblia diz em 2 Coríntios 1:3-4 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.”

Amizade


Amizade
A lealdade é parte de uma amizade genuína. A Bíblia diz em Provérbios 17:17 “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.”
O melhor amigo que podemos ter é Jesus. A Bíblia diz em João 15:15 “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.”
Escolha amigos que amem ao Senhor e que tenham coraçôes puros. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:22 “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”
Que características necessita para ser um bom amigo? A Bíblia diz em Filipenses 2:3-4 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”
Bisbilhotice pode destruir amizades. A Bíblia diz em Provérbios 16:28 “O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos.”
Vale a pena manter os nossos amigos. A Bíblia diz em Provérbios 27:9-10 “O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo. Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia de tua adversidade. Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe.”
Um amigo se preocupa conosco de tal forma que tem que ser honesto conosco mesmo que nos ofenda. A Bíblia diz em Provérbios 27:6 “Fiéis são as feridas d'um amigo; mas os beijos d'um inimigo são enganosos.”

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Adoração Extravagante


Adoração Extravagante

Se há uma expressão muito comentada nestes últimos dias é a tal da “adoração extravagante”. É comum ouvirmos críticas e comentários, bem como conhecermos ferrenhos defensores e analistas do tema. Desde já deixo claro que não quero me envolver com questiúnculas, pois creio que Jesus não está preocupado se estamos usando um termo agressivo ou se o nosso dicionário fala isso ou aquilo sobre “extravagante”. Extravagante quer dizer “insensato” ou “extravasante”? Penso que discutir isso é perda de precioso tempo (Tito 3:9). O fato é que adoração extravagante e religiosidade extravagante existem há muito tempo. Um dos atos de adoração mais estranhos, insólitos e extravasantes que conheço foi praticado por Maria, irmã de Lázaro (aquela que foi “imortalizada” por Jesus em Mt 26.13). O texto mais detalhado dos 4 evangelhos encontra-se em Lc 7.36. Por favor, leia na Bíblia antes de prosseguir. A princípio é importante que entendamos a história “por trás” do relato bíblico. A festa foi organizada por Simão (o leproso) para homenagear Lázaro, que fora ressuscitado por Jesus. No vs 36, vemos que Jesus era um mero convidado. Isto quer dizer que, mais uma vez na história do homem, o curado recebe mais atenção que o Curador. A mulher pecadora (Maria) talvez estivesse percebendo, lá da rua mesmo, que as homenagens prestadas ao seu irmão, estavam desonrando Jesus. E como as mulheres não podiam participar dos banquetes masculinos, ela tinha que ficar do lado de fora. Mas Maria estava profundamente grata a Jesus pelo milagre que Ele havia feito. E algo estava errado naquela festa. Você sente a semelhança com alguns de nossos eventos de hoje? Em questão de minutos a mulher vai até sua casa, pega um vaso cheio de ungüento (de nardo puro). O perfume representava suas economias de muito tempo, e equivalia a 1 ano de salário de um trabalhador. O nardo era uma planta odorizante, e seu bálsamo era muito caro, importado do Norte da Índia. Com essa disposição de ofertar o seu bem mais precioso Maria começava a adorar com extravagância. No vs. 37 ela entra esbaforida e ansiosa na casa do fariseu Simão. Vendo Jesus à mesa, ela se derrama aos pés dele e chora copiosamente, “lavando” os pés de Jesus com suas lágrimas de amor e de adoração abundante. Como ninguém lhe estendeu um lenço ou uma toalha, Maria praticou mais um ato extravagante e arriscado: Soltou os cabelos e começou a enxugar os pés de Jesus. Naquela época as mulheres não podiam andar com o cabelo solto, apenas em casa na presença do marido. Talvez alguns “ex-clientes” da mulher pensaram consigo: Oba, Maria está de volta à ativa! Enquanto a mulher estava em adoração extravagante, o fariseu vivia sua religiosidade extravagante. No vs 39 ele pensa consigo: “O que esta mulher está fazendo? Se Jesus fosse profeta não permitiria essa barbaridade, essa baixaria!”. Jesus com toda paciência lamenta: “Oh fariseu querido, quando eu entrei na sua casa nem educado você foi. Você esqueceu até de oferecer água para lavar os meus pés. Não me deste ósculo; ela, entretanto, não parou de beijar meus pés”. (Obs: os fariseus eram tão religiosos e cegos, que na questão espiritual estavam mais distantes de Deus que a maioria do povo. Nisso eles eram campeões!). Se alguém acha que se emocionar e se expressar com extravagância na presença de Deus é pecado eu não posso falar nada. Como diria um “sábio” da televisão brasileira: Minha boca é um túmulo! Só sei dizer que Jesus não repreendeu a mulher. Por outro lado, repreendeu o fariseu. Só sei dizer que a mulher fora recompensada com o perdão dos pecados e com a salvação (Lc 7.50). Já Simão levou uma “chicotada” das mais doídas de Jesus (você percebe alguma semelhança com Mical???). Penso que Simão só não ficou estéril porque era homem :-) O fariseu é um religioso extravagante. Ele vem pra igreja e não oferece nada. Ele é orgulhoso, ele se acha superior e espiritual demais. Ele não gosta de se expor e de se expressar na presença de Deus. Ele condena a adoração dos outros, por mais “correta” que pareça. Ele se apega a questiúnculas. Ele quer discutir sobre coisas pequenas, mas se esquece da essência da adoração. Nós precisamos ser adoradores, não religiosos. Nós precisamos oferecer a Deus algo de valor, como a mulher ofereceu o ungüento precioso. Precisamos adorar com humildade, e expressar nosso louvor sem qualquer tipo de vergonha e medo. Não devemos nos preocupar com os religiosos extravagantes, eles sempre vão estar lá. Sempre vão estar questionando, mas Jesus estará recebendo sua adoração, Jesus estará satisfeito com você! O que você prefere ser? Um adorador extravagante ou um religioso extravagante? Pense nisso... a escolha é sua. Um abração em Cristo Jesus

Ramon Tessmann

Ansiedade & Preocupação




Ansiedade & Preocupação

A ansiedade é uma sensação de receio, preocupação e de apreensão, decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central, sem causa evidente. Ela é parente próximo do medo (muitas vezes onde a diferenciação não é possível), é distinguida dele pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável, enquanto na ansiedade o fator de estimulo teria características mais subjetivas. Concluindo: Aos olhos de Deus é um pecado!

“A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.” Lc 12.22,23 (Veja também: Lc 12.11,12,25,26; 1Co 7.32; Fp 4.6; 1Pe 5.7)

No texto de Lucas, encontramos o Senhor Jesus chamando a atenção dos discípulos para a necessidade de uma vida isenta de preocupações, mostra-lhes ainda, que a excessiva ansiedade não produz nenhum fruto proveitoso na edificação espiritual, pelo contrário, manifesta-se como resultado de uma vida desprovida de fé na providência divina.

Nos dias contemporâneos o quadro não é muito diferente. A ansiedade tem entrado nos corações com muita força, roubando o lugar reservado ao Espírito Santo de Deus; as causas são as mais diversas, entre elas:

1- Dificuldade financeira (geralmente provenientes de negócios e ações realizadas por impulso, sem a devida analise de rendimentos. É muito fácil comprar, são os crediários, cartões, etc. Mas, são compromissos que vencem e precisam ser honrados.);

2- Situação Profissional (Emprego no Brasil é extremamente difícil);

3- Família (Educação de filhos, problemas conjugais, etc.);

4- Espiritual (É comum encontrarmos irmãos ansiosos por verem as promessas de Deus cumprir-se em suas vidas); etc.

O mandamento de Deus para nossas vidas em relação à ansiedade / preocupação é extremamente claro, Ele proíbe que seus filhos abram seus corações para tais frutos da carne, que são portas abertas para a ação do inimigo.

“Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso”. Mt 6.25-27

O servo deve cultivar em seu coração a fé e a perseverança em Deus, confiando na Sua bondade e amor; jamais somos desamparados! Seja qual for à situação, por mais séria que possa mostrar-se, a confiança deve ser inabalável nEle. (“Por acaso faltou a vocês alguma coisa quando eu os enviei sem bolsa, sem sacola e sem sandálias? —Não faltou nada! —responderam eles.” Lc 22.35) Afinal, quando aceitamos o Eterno como Salvador, entregamos a nossa vida integralmente, isto significa que abrimos mãos da vontade própria, submetemo-nos aos seus desígnios, em conseqüência, somos agraciados por sua promessas (“Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” Hb 13.5).

A ansiedade sempre nascerá nos corações dos santos, mas, não podemos deixá-la frutificar. (“Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”. Jr 17.7,8) Esta é a descrição de uma vida cheia do Espírito Santo e amparada pelo Pai. Quando a ansiedade frutifica, ela destrói a fé, a comunhão é abalada e abre espaço para o desespero. Ao primeiro sintoma de sua presença, devemos lançar-nos aos pés de Cristo, depositando sobre Ele os fardos pesados. (“Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece.” Sl 55.22; “Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” 1Pe 5.7,8).

Uma vida tomada por ansiedades e preocupações é inútil à Obra do Senhor. O principio de nosso compromisso é a confiança, se não há confiança (fé) é impossível agradar a Deus (“Sem fé é impossível agradar a Deus...” Hb 11:6) e conseqüentemente, sermos instrumentos úteis em Suas mãos. Amados, não permitam que o diabo vós engane, fechando vossos olhos para a grandiosidade da misericórdia de Deus, mostrando-lhe uma realidade desprovida da graça de Deus.

Tens problemas? Dificuldades? Provações? Falta-lhes alguma coisa? Olhe para o Senhor! Clame, busque, pague o preço de uma vida santa, reta e justa. Seja íntimo de Deus!

(”Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Fp 4.6)

Aos fiéis está reservada a vitória.

Elias R. de Oliveira

domingo, 21 de novembro de 2010

Amor

Amor é diferente de paixão. A paixão quer ser feliz; o amor quer fazer o outro feliz. Só vivendo o mesmo amor de Cristo (que exige renúncia, sacrifício, morte de nós mesmos) é que nos realizados, buscando a felicidade do outro.